Frederico Ribeiro iniciou os seus estudos musicais em 2003, aos 5 anos, na Escola de Música da Parede. Aos 10, ingressou no Conservatório de Música de Cascais, onde venceu o Concurso “Jovens Talentos”. Continuou a sua formação na Escola de Música do Conservatório Nacional, onde completou o curso com 19 valores e conquistou vários prémios em concursos nacionais. Posteriormente, formou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), concluindo a licenciatura com 18 valores.
Em 2022, terminou o Mestrado em Música-Interpretação Artística na ESMAE, com o projeto “Alkan, um vanguardista esquecido”, avaliado com 17 valores, tendo também aulas de música de câmara com Pedro Burmester e participado em masterclasses com pianistas de renome.
Atualmente, é professor de piano no Conservatório de Música de Cascais e pianista acompanhador na Escola Profissional da Metropolitana. Colabora regularmente com instituições como a Academia de Música de Lisboa, a Academia Musical dos Amigos das Crianças, e os coros Vox Laci e Opera Wave. É também pianista no Hotel 138 Liberdade. Recentemente, uma das suas alunas foi premiada no Concurso de Piano de Oeiras.