Após um adiamento provocado pelas condicionantes da atual pandemia do COVID-19, a Orquestra conseguiu realizar, durante o mês de Outubro, a I Academia Internacional e Concurso de Direção Orquestral, em que participaram candidatos de diversos países. Tivemos inicialmente 28 candidatos inscritos, dos quais muitos dos estrangeiros tiveram que desistir, tanto por restrições de viagens como devido à alteração da data. Ainda assim, recebemos participantes de Portugal, Suíça, Polónia, Itália e Espanha.
A Academia esteve dividida em dois níveis, a saber o Nível Básico (16 – 20 de Outubro) e o Nível Superior (20 – 24 de Outubro). Durante uma semana, os jovens maestros tiveram a oportunidade de trabalhar com a orquestra, sob orientação dos maestros Nikolay Lalov e Roberto Gianola (Itália), o qual substituiu à última hora o M.º Richard Rosenberg (EUA), inicialmente convidado e também impedido de viajar pelas mesmas circunstâncias.
No concerto final do passado sábado, que foi também um concurso, os 3 finalistas dirigiram obras de Mozart e Beethoven, tendo sido avaliados pelo júri, composto pelos dois maestros e pelos membros da orquestra. Este reuniu-se logo após os últimos acordes do concerto e os resultados finais foram anunciados ao público, que praticamente preencheu o Auditório Sra. Boa Nova. A atribuição dos prémios foi feita da seguinte forma:
1.º lugar: Jacek Brzoznowski (Polónia)
Recebeu um prémio de 1000€, a devolução da propina do curso e o convite à participação num concerto na temporada da OCCO em 2021.
2.º lugar: Tiago Moreira da Silva (Portugal)
Recebeu 600€ e a devolução da propina do curso.
3.º lugar: Davide Guarneri (Itália)
Recebeu a devolução da propina do curso.
Todos os participantes se demonstraram satisfeitos, tecendo elogios à organização do curso e ao trabalho elaborado pela orquestra, e mostrando grande vontade em repetir a experiência. E nesse sentido, o M.º Nikolay Lalov anunciou que a Academia Internacional e Concurso de Direção Orquestral é um projeto pensado a longo prazo, tendo assegurado a 2.ª edição para Julho de 2021.
A OCCO agradece a todos os participantes, ao Mº. Roberto Gianola pela sua pronta disponibilidade, bem como aos músicos da OCCO pela sua excelente prestação e profissionalismo demonstrados durante todos os dias de intenso trabalho.
Veja mais fotos do Concerto Final na nossa página do Facebook.