Rita Proença (1998), é uma violetista portuguesa, natural da Covilhã. Iniciou os seus estudosmusicais no Conservatório Regional de Musica da Covilhã, onde começou por tocar piano. Em 2010 ingressa na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, onde começa a tocarviola de arco na classe do professor Gonçalo Ruivo. Em 2014, muda-se para Lisboa, ondeintegra então a classe de Alexandre Delgado na Escola Profissional Metropolitana.
No seguimento dos seus estudos, muda-se para Amsterdão em 2016, onde completa tanto a Licenciatura como o Mestrado (2022) no Conservatorium van Amsterdam, integrando as classes de Francien Schatborn e Nobuko Imai.
Durante os seus estudos teve a oportunidade de trabalhar e aprender com músicos comoNobuko Imai, Pedro Carneiro, Gustavo Gimeno, Daniele Gatti, Gianandrea Noseda, Sophia Reuter, Frederik Boits, Lilli Maijala, Kersten McCall, Ed Spanjard, Antony Hermus, entre outros.
Ao longo do seu percurso já teve a oportunidade de fazer parte de várias orquestras jovens, entre elas a Jovem Orquestra Portuguesa, a Nationaal Jeugdorkest (NL) e mais recentementea Orquestra de Jovens da União Europeia. Com estas mesmas orquestras teve a oportunidadede tocar em várias salas de concerto pela Europa como Concertgebouw, Konzerthaus Berlin, Musikverein, Romanian Athenaeum, Grafenegg, etc.