Nascido numa família de músicos em Viena, o violinista Johannes Fleischmann recebeu a sua primeira educação instrumental aos 5 anos de idade. Depois de se formar no “Musikgymnasium” vienense, fundou o “o(h)!-ton Ensemble, Wien” em 2003. No mesmo ano, iniciou os seus estudos na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena, nas classes de Klaus Maetzl e Christian Altenburger e formou-se em 2011 com distinção. Johannes recebeu bolsas da “Fundação Angelika-Prokopp da Orquestra Filarmônica de Viena” e da “Fundação de Tóquio”.
Johannes Fleischmann continuou os seus estudos com Johannes Meissl e Hatto Beyerle especializando-se em música de câmara. Além disso, frequentou diversas masterclasses com artistas como Erich Höbarth, Rainer Honeck, András Keller, Peter Nagy, Ruggiero Ricci, András Schiff e Dora Schwarzberg. Pela sua “excelente performance em música de câmara”, ganhou o “Piano Chamber Music Award” no ISA-Festival.
Johannes Fleischmann estreou-se a solo com o Concerto para Violino de Brahms no Wiener Konzerthaus. Como músico de câmara Johannes trabalhou com artistas conhecidos como Julius Berger Andreas Brantelid André Cazalet Nicolas Dautricourt José Gallardo Philippe Graffin Eszter Haffner André Heller Christopher Hinterhuber Andrej Jonica Hyung-ki Joo Sebastian Knauer, Johannes Meissl, Daniel Müller-Schott, Paul Neubauer, Sophie Pacini, Razvan Popovici, Michael Schade, Philipp Scheucher, Norman Shetler, Marianna Shirinyan, Torleif Thedéen e membros da Orquestra Filarmônica de Berlim e Viena. Participou em vários festivais, incluindo “Prussia Cove”, “Europäische Kulturtage Frankfurt”, “Attersee Klassik”, “Festival Pablo Casals de Prades”, “Steirische Kammermusik Festival”, “Quincena Musical de San Sebastián” e actuou em muitas salas de concerto, como Wiener Musikverein, Wiener Konzerthaus, o grande salão do Conservatório Tchaikovsky em Moscou, Philharmonie im Gasteig Munique, Alte Oper Frankfurt, Brucknerhaus Linz e Flagey em Bruxelas.
Além dos seus numerosos compromissos como solista e músico de câmara, Johannes Fleischmann toca regularmente com orquestras célebres, como a Orquestra Filarmónica de Viena. Estas colaborações deram-lhe a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com personalidades notáveis, incluindo Daniel Barenboim, Sir Colin Davis, Valery Gergiev, Nikolaus Harnoncourt, Mariss Jansons, Lorin Maazel, Zubin Mehta, Riccardo Muti, Georges Prêtre, Sir Simon Rattle e Christian Thielemann.
Além disso, através de cooperações com ZDF, ARD, RBB, MDR, NHK, ORF, Pro7, RTL, Ö1, Radio Klassik e a Rádio Nacional Eslovénia, acumulou uma vasta gama de experiências mediáticas, incluindo aparições na televisão e na rádio.
Dedicado à música contemporânea, Johannes Fleischmann trabalhou com compositores notáveis ao longo da sua carreira. Colaborações com Christoph Ehrenfellner, Serkan Gürkan, Fabio Vacchi, Paul Gallister, Rudolf Kelterborn, Ernst-Ludwig Leitner e outros foram encontros formativos para o jovem músico e levaram a várias apresentações de estreias mundiais. “Hunt Sonata” de Christoph Ehrenfellner e “Mein Wien” de Serkan Gürkan foram dedicados a Johannes Fleischmann.
O trabalho de Johannes Fleischmann é ainda caracterizado pelo seu compromisso social. Ele promove mudanças sociais positivas e progresso em todo o mundo, participando regularmente em projetos comunitários concebidos para apoiar pessoas com poucos ou nenhuns recursos. Além de ministrar frequentemente masterclasses e workshops para crianças e estudantes carentes, desenvolveu um projeto de recolha de instrumentos para escolas de música carenciadas em África. Johannes Fleischmann apoiou El Sistema Turquia, Superar Austria, a universidade de Medellín, a universidade Eduardo Mondlane Maputo, o Centro Michael Joseph Nairobi, crianças na favela de Korogocho em Nairobi, em Bogotá, Limassol, Paphos, Nicósia, Xabiá, Yerevan, e muito mais.
Nomeado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros austríaco como embaixador do programa NASOM “New Austrian Sound of Music”, Johannes Fleischmann realizou inúmeras digressões de concertos em todo o mundo.
Johannes Fleischmann é membro fundador do projeto eletroclássico internacional SYMPHONIACS e membro do NEUE WIENER CONCERT SCHRAMMELN.
Desde 2018, é diretor artístico do Palais Coburg Matinee, uma série anual de concertos que apresenta diversos artistas de música de câmara de renome internacional. Além disso, Fleischmann foi curador da sua própria série de concertos de música de câmara no MuTh em Viena durante duas temporadas (2020-2022). Em outubro de 2020, Fleischmann começou a lecionar violino na Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena como assistente de Elisabeth Kropfitsch.
Em 2021, Johannes Fleischmann lançou seu novo álbum “EXODUS – The Men Who Shaped Hollywood” (Odradek Records) com gravações de obras de EW Korngold e E. Zeisl, que desde então foi indicado para o „Preis der deutschen Schallplattenkritik“ 2021 e para o „Prêmio Internacional de Música Clássica (ICMA)“ 2022.
Em 2022, Fleischmann fundou e desde então é diretor artístico das master classes e festival de música “Althofener Meisterklassen” na Caríntia, Áustria.
Em 2023, após o sucesso de crítica que saudou o seu álbum de estreia Odradek, Exodus (música de Korngold e Zeisl), o violinista Johannes Fleischmann lançou o seu segundo álbum, ‘Solitaire’, em colaboração com o pianista Christoph Ulrich Meier. O álbum foi apresentado no The Violin Channel, Pizzicato e Violinist.
Johannes Fleischmann atualmente toca violino de Stephan von Baehr, ano de 2016.