Com uma extensa actividade artística como maestro, violinista e pedagogo, Nikolay Lalov destaca-se pela sua larga experiência em todas as áreas onde actua. Nascido em Sófia, Bulgária, iniciou os seus estudos de violino com seis anos e concluiu a Escola de Música Nacional “L. Pipkov” com medalha de ouro, atribuída pelos excelentes resultados obtidos ao longo do seu percurso académico. Diplomou-se na Academia Nacional da Bulgária como violinista e, mais tarde, completou o curso de Direcção Orquestral na mesma instituição. Foi o mais jovem professor de violino a leccionar na Escola Nacional “L. Pipkov”, a prestigiada escola onde se formou.
A sua capacidade de organização e o seu entusiasmo impeliram-no à formação de orquestras e conjuntos tanto na Bulgária como em Portugal, onde veio residir a partir de 1989 aos 29 anos. A Orquestra dos Professores de Música (Sófia, 1987-88), o Ensemble Concertino (1992), Orquestra Juvenil da Cidade de Évora (1992) e finalmente, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (1996) são exemplo desta constante vontade de construir estruturas pioneiras de produção musical nova e de qualidade.
Como violinista e maestro N. Lalov tem gravado para a Rádio Nacional Búlgara e a Rádio Difusão Portuguesa. Tocou e dirigiu em vários países europeus, tais como Bulgária, Rússia, Grécia, Inglaterra, Espanha, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, República Checa e EUA.
Nikolay Lalov obteve reconhecimento por parte de entidades nacionais portuguesas e búlgaras, nomeadamente a Medalha de Mérito Cultural (Oeiras 2003) e o Diploma do Ministério de Negócios Estrangeiros da Bulgária (2003). Em 2004, foi-lhe atribuído o título Académico Correspondente da Academia de Música de Valência (Espanha). Em 2009 foi considerado “Profissional do Ano” pelo Rotary Club de Cascais.
Em 2012, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras por si fundada foi distinguida com a Medalha de Mérito Cultural do Município de Cascais. Em 2017, recebeu o título de “Membro Honorário” do Rotary Club de Oeiras. No mesmo ano, foi distinguido pelo Ministério da Cultura da Bulgária pelo seu contributo na promoção da cultura búlgara. Nikolay Lalov é assim um verdadeiro “embaixador da música e da cultura”, fomentando na sua atividade o intercâmbio entre as culturas europeias.
Actualmente é Director Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras. Em parceria com a esposa Stela Lalova, escreveu a primeira ópera infantil composta em Portugal, “Um Sonho Mágico”. Atento promotor de todos os jovens artistas em início de carreira, é o principal responsável pela criação do Conservatório de Música de Cascais, cujas portas abriram em 2008.