Bernardo Calvet Nabais iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa com o professor Nelson Ferreira, durante este período foi premiado várias vezes internamente e recebeu o 1º prémio no concurso Jovem.com.
Aos 15 anos foi admitido no Conservatório Nacional onde estudou com Catherine Strynckx. Neste período foi premiado no Concurso internacional Cidade Fundão e foi membro da Jovem Orquestra Portuguesa onde participou em digressões á Roménia e á Alemanha.
Em 2017 ingressou na ESMAE, na classe do professor Filipe Quaresma, onde terminou a licenciatura em Julho de 2020 com a nota de 20 valores. Durante este período foi também galardoado com dois segundos prémios, no Concurso internacional Cidade do Fundão e no Internacional Competition Paços Premium, ambos em 2019. De momento frequenta o Mestrado em Performance musical no Conservatório de Amesterdão, sob a tutela do violoncelista Pieter Wispelwey. Foi também recentemente premiado com o segundo prémio no Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa (2021).
Já tocou em orquestras como a Jovem Orquestra Portuguesa, a Orquestra Estágio Gulbenkian, a Aurora Symphony Orchestra e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra XXI e a Orquestra de Câmara Portuguesa. Tendo tido assim a oportunidade de trabalhar com diversos maestros, dos quais são exemplo, Pedro Carneiro, Christopher Bochmann, Joana Carneiro, Baldur Bronnimann e Jukka Pekka Saraste. Colaborou ainda com o ensemble ASKO Schoenberg numa performance no Muziekgebouw Amsterdam.
No âmbito da música de câmara teve já a oportunidade de tocar nas mais diversas formações, tendo sido orientado por músicos como Anna Thomasik, Carlos Azevedo, António Saiote, Miguel Borges Coelho, Dimitry Ferschtman e Afonso Fesch.
Participou em cursos e masterclasses com diversos violoncelistas de renome internacional tais
como Paulo Gaio lima, Maria de Macedo, Xavier Gagnepain, Michel Strauss, Andreas Brantelid, Harriet Krighn, Christopher Coin, Boris Adrianov, Mats Lindstrom e Martti Rousi, entre outros.